Medo do morrer e da morte entre estudantes de enfermagem
Fear of dying and death among nursing students
Rev Rene (Online); 26 (), 2025
Publication year: 2025
RESUMO Objetivo analisar o medo do processo de morrer e da morte entre estudantes de Enfermagem. Métodos estudo observacional, transversal, com uma amostra de 277 discentes de Enfermagem dos três campi de uma Universidade Pública, que responderam a Escala de Medo da Morte de Collett-Lester. Para a análise foram realizados os testes Kruskal-Wallis e Mann-Whitney.
Resultados as variáveis:
a seu morrer, a morte dos outros e o morrer dos outros, tiveram resultados superiores ao ponto de corte preestabelecido e os resultados mostram que o medo da morte varia significativamente entre os estudantes de enfermagem. Conclusão confirmou-se que o medo do processo de morrer e da morte variam significativamente entre os estudantes de enfermagem, sendo influenciado por fatores demográficos e experiências pessoais, como sexo, religião, ter ou não filhos e experiência de perda de um ente próximo e o semestre acadêmico em curso. Contribuições para a prática tais achados sinalizam a importância do letramento em Tanatologia na formação em Enfermagem. Os futuros profissionais enfrentarão demandas biopsicossocioespirituais inerentes ao processo de morrer e à morte, um desafio pessoal e profissional no cuidar em enfermagem e saúde.
ABSTRACT Objective to analyze the fear of the dying process and death among nursing students. Methods this is an observational, cross-sectional study with a sample of 277 nursing students from the three campuses of a public university, who responded to the Collett-Lester Fear of Death Scale. The Kruskal-Wallis and Mann-Whitney tests were performed.