Conhecimento sobre prevenção e tratamento de úlceras de pressão entre trabalhadores de enfermagem em um hospital de Minas Gerais

Cogitare enferm; 13 (1), 2008
Publication year: 2008

O objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento da equipe de enfermagem de um hospital de Minas Gerais acerca do tratamento e medidas de prevenção da úlcera de presão (UP). Participaram 15 técnicos e auxiliares de enfermagem das clínicas médica e cirúrgica.

Foram identificadas nas respostas medidas preventivas:

mudança de decúbito (100 por cento); hidratação de pele com óleo(60 por cento); colchão caixa de ovo (80 por cento); coxim (40 por cento); massagem (20 por cento), dentre outras. Para tratamento foram citadas coberturas, medicamentos e soluções. Quanto à competência dos profissionais 33,3 por cento disseram seguir prescrição médica e nnhum citou a prescrição do enfermeiro. Os resultados demonstraram que a equipe deenfermagem do hospital possui conhecimento de diversas práticas recomendadas tanto para a prevenção quanto para o tratamento de UP, apesar de citarem condutas errôneas e ultrapassadas. A equipe desconhece o papel do enfermeiro frente ao cuidado de feridas, apontando para a necessidade da realização de educação continuada.