O sistema de conhecimento e de cuidado dos idosos em hemodiálise concernente a terapia medicamentosa
The knowledge and care system of elderly undergoing hemodialysis concerning medication therapy

Cogitare enferm; 13 (2), 2008
Publication year: 2008

Estudo etnográfico focado, realizado com 23 idosos em tratamento hemodialítico, usários de uma rede hemodiálise, na capital paranaense. O objetivo foi interpretar o sistema de conhecimento e de cuidado dos doentes idosos em hemodiálise, referente à terapia medicamentosa.

Das informações emergiram 2 domínios:

1) A situação de dependência exige o apoio de outros 2) Elementos da linguagem visual e tátil são meios para identificar e organizar os medicamentos.

O tema cultural recebeu a asserção:

O idoso renalcrônico e as possibilidades no alfabetismo vsual. A identificação das medicações pelos idosos está fundamentada na linguagem visual e tátil, composta dos elementos básicos visuais: cor, tamanho, textura e forma das medicações. A cada meio de identificação se atribui uma grande quantidade de significados