As contribuições do II Congresso Médico Latino-Americano para a enfermagem no Brasil
The contributions of II Latin American Medical Congress for the Nursing in Brazil
Las Contribuciones del II Congreso Médico Latino-Americano para la enfermería en el Brasil

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 13 (1), 2009
Publication year: 2009

Estudo sobre as recomendações do II Congresso Médico Latino-Americano, em 1904, para a organização da Enfermagem no Brasil.

Objetivos:

Caracterizar os médicos brasileiros que participaram do II Congresso Médico Latino-Americano e analisar asrecomendações deste Congresso para a Enfermagem. Trata-se de um estudo histórico-social, embasado na análise documental.

Resultados:

A participação de médicos brasileiros neste evento foi grande. Em meio às discussões de ordem sanitária, figurou a questão da criação de escolas de enfermeiras, apresentada pelo médico Moisés Amaral. Diante das evidências da eficácia de seter uma enfermeira instruída em escolas próprias, e de acordo com os preceitos da medicina moderna, foi aprovada a proposta para a criação de escolas de enfermagem. Apesar da posição estratégica que os representantes brasileiros nesse Congresso ocupavam no país, não encontramos evidências do empenho deles em trabalhar efetivamente para a criação de escolas de enfermeiras como uma estratégia para enfrentar os problemas sanitários.