Comunicação na iminência da morte: percepções e estratégia adotada para humanizar o cuidar em enfermagem
La comunicación en la inminencia de la muerte: percepciones y estrategias adoptadas para humanizar el cuidado en enfermería

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 18 (2), 2014
Publication year: 2014

O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de enfermeiros em relação a conceitos de comunicação ao paciente terminal e as estratégias adotadas por eles para se comunicar com o paciente na terminalidade.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, realizada com sete enfermeiros na unidade de terapia intensiva de um hospital público da cidade de João Pessoa, Paraíba. Os dados foram coletados em entrevistas gravadas, de dezembro de 2011 a janeiro de 2012, e submetidos à técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

As categorias identificadas foram: Percepção de enfermeiros sobre comunicação com o paciente terminal e estratégias adotadas por enfermeiros para uma boa comunicação com o paciente terminal. Tais categorias indicaram que os profissionais passam a valorizar a comunicação na prática clínica, utilizando-a como estratégia para auxiliar o cuidar ao paciente terminal.

Conclusão:

Espera-se que este estudo subsidie novas investigações, pois ainda são incipientes as pesquisas que abordam a comunicação na assistência ao paciente terminal. .

Objetivo:

Investigar la percepción de enfermeros en relación a los conceptos de comunicación con el paciente terminal y las estrategias adoptadas por ellos para comunicarse con este enfermo.

Métodos:

Investigación cualitativa, realizada con siete enfermeros en una Unidad de Terapia Intensiva de un hospital público en João Pessoa, Paraíba. Los datos fueron recolectados de entrevistas grabadas, de diciembre de 2011 a enero de 2012, y sometidos a la técnica de análisis de contenido.

Resultados:

Se identificó la percepción de enfermeros sobre la comunicación con el paciente terminal y las estrategias adoptadas por estos profesionales para una buena comunicación con el paciente terminal. Ambas categorías indicaron que los enfermeros valoraran la comunicación en la práctica clínica, utilizándola como estrategia para auxiliar el cuidar al paciente terminal.

Conclusión:

Se espera que este estudio subsidie nuevas investigaciones, pues todavía son incipientes las que abordan la comunicación en la asistencia al paciente terminal.