Aspiração endotraqueal por sistema aberto: práticas de profissionais de enfermagem em terapia intensiva
Aspiración endotraqueal por sistema abierto: prácticas de los profesionales de enfermería en cuidado intensivo

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 18 (2), 2014
Publication year: 2014

O objetivo deste estudo foi investigar as práticas dos profissionais de enfermagem de terapia intensiva quanto à aspiração endotraqueal (AET) por sistema aberto.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa com enfoque quantitativo desenvolvida em um hospital universitário de Mato Grosso do Sul, Brasil, com 25 sujeitos. Os dados, coletados de abril a setembro de 2011 por meio de instrumento de observação do tipo checklist contendo 23 itens da técnica, foram analisados por estatística descritiva.

Resultados:

A média de adesão global foi de 51,33%. Verificou-se baixa adesão a 16 itens, os quais são fatores de risco para a ocorrência de efeitos adversos, sobretudo acidentes ocupacionais, hipoxemias, infecções e instabilidade hemodinâmica.

Conclusão:

Concluiu-se que os profissionais não realizam a AET de forma satisfatória, sendo necessárias intervenções que promovam mudanças comportamentais por meio de educação continuada visando melhoria da qualidade da assistência prestada. .

Objetivo:

Investigar las prácticas de los profesionales de enfermería de cuidados intensivos cuanto a la aspiración endotraqueal (AET) por sistema abierto.

Métodos:

Se trata de una investigación con enfoque cuantitativo, realizada con 25 sujetos en un Hospital Universitario en el estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Los datos fueron recolectados entre abril y septiembre de 2011 con instrumento de monitoreo tipo checklist, con 23 ítems de la técnica, analizados mediante estadística descriptiva.

Resultados:

El promedio de adhesión global fue del 51,33%. Se ha verificado poca adhesión para 16 ítems, los cuales son factores de riesgo para la ocurrencia de efectos adversos, en particular los accidentes laborales, las hipoxemias, las infecciones y la inestabilidad hemodinámica.

Conclusión:

Los profesionales no cumplen satisfactoriamente con la AET, siendo necesario intervenciones para promover cambios de comportamiento a través de educación continua dirigida a la mejora de la calidad de la atención.