O significado da utilização de psicofármacos para indivíduos com transtorno mental em acompanhamento ambulatorial
El significado de la psicofarmacología para personas con trastorno mental en el seguimiento ambulatorial

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 18 (2), 2014
Publication year: 2014

O objetivo deste estudo foi compreender o significado da utilização de psicofármacos para indivíduos com transtorno mental em acompanhamento ambulatorial.

Métodos:

Estudo com abordagem qualitativa, descritivo, realizado em abril e maio de 2012 por meio de entrevista semiestruturada. Para análise dos dados foi utilizado Software Atlas Ti 6.2, e, para interpretação dos dados, Análise de Conteúdo Temática de Minayo.

Resultados:

Emergiram duas categorias: o uso de psicofármacos como possibilidade de uma vida normal e a importância da utilização de psicofármacos como promoção de saúde física e mental.

Conclusão:

A utilização dos psicofármacos para os usuários do ambulatório constitui a sua aceitação diante da sociedade, que os considerada como promotor da reinserção social. A partir dos depoimentos dos indivíduos, revelaram-se significados novos à relação paciente medicação em psiquiatria, no sentido de uma valorização do uso destes medicamentos. .

Objetivo:

Comprender el significado del uso de psicofármacos por parte de personas con enfermedad mental.

Métodos:

Estudio cualitativo, descriptivo, realizado entre abril y mayo de 2012, en una clínica de consulta externa de un hospital universitario. Para el análisis de los datos, se utilizó el software Atlas Ti 6.2 y el Análisis de Contenido Temático de Minayo para la interpretación de los datos.

Resultados:

Emergieron dos categorías: el uso de drogas psicotrópicas como posibilidad de una vida normal; y la importancia de utilizar esas sustancias para la promoción de la salud física y mental.

Conclusión:

El uso de psicofármacos para los usuarios del ambulatorio supone la aceptación del mismo delante de la sociedad, considerándolo promotor de la inclusión social. A partir de los testimonios de las personas, se revelaron nuevos significados sobre la relación medicación-paciente psiquiátrico, que propiciaron la apreciación del uso de estos fármacos.