Levantamento de recursos e necessidades de enfermagem no Brasil: estratégias para realização

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 18 (3), 2014
Publication year: 2014

Objetivo:

Descrever as providências preliminares para viabilização do Levantamento e analisar as estratégias utilizadas pelas enfermeiras envolvidas com vistas à realização do Levantamento.

Métodos:

Estudo histórico-social, onde as fontes utilizadas foram documentos escritos localizados no Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Centro de Memória da Associação Brasileira de Enfermagem.

Resultados:

O recorte temporal compreende os anos entre 1954 e 1958, abrangendo assim o período de planejamento e execução do referi o Levantamento pela Associação Brasileira de Enfermagem. A partir do VII Congresso Brasileiro de Enfermagem, em 1954 até a entrega do Relatório Final da pesquisa em 1958, as enfermeiras envolvidas no Levantamento, através da Associação, tiveram que desenvolver estratégias para viabilizar e concluir essa pesquisa.

Conclusão:

Nessa perspectiva, os diversos tipos de capital (econômico, social e simbólico) que conseguiu acumular e mobilizar ao seu favor mostrou-se como estratégia eficaz durante a realização do Levantamento.