Compreendendo a governança da prática de enfermagem em um centro obstétrico

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 19 (2), 2015
Publication year: 2015

Compreender os significados da governança dos enfermeiros sobre a prática de enfermagem em um centro obstétrico e construir um modelo explicativo.

Métodos:

Pesquisa qualitativa que utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com 27 profissionais de saúde dos setores da maternidade em um Hospital Universitário do sul do Brasil, divididos em quatro grupos amostrais.

Resultados:

O modelo explicativo foi constituído por 10 categorias e possibilitou a construção do fenômeno: "Emergindo a governança a partir da prática profissional do enfermeiro ancorada no exercício do controle sobre o ambiente de cuidado do Centro Obstétrico e no domínio do conhecimento científico e experiência profissional".

Conclusão:

A governança é uma expertise desenvolvida pelos enfermeiros por meio do conhecimento processual adquirido ao longo da experiência profissional, visando superar os entraves organizacionais e relacionais para o domínio do ambiente de cuidado...