Prazer e sofrimento no cuidado ao idoso em instituição de longa permanência: percepção dos trabalhadores de enfermagem

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 20 (4), 2016
Publication year: 2016

Objetivo:

Identificar as situações geradoras de prazer e sofrimento no cuidado aos idosos institucionalizados na perspectiva dos trabalhadores de enfermagem.

Métodos:

Estudo exploratório-descritivo e qualitativo, com trabalhadores de enfermagem de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e à Teoria da Psicodinâmica do Trabalho de Dejours.

Resultados:

O prazer ocorre diante do reconhecimento dos trabalhadores por parte dos idosos, na contribuição para a melhora clínica destes e na criação de vínculo entre eles. O sofrimento é vivenciado pelos profissionais frente ao distanciamento familiar, o declínio funcional dos idosos que leva a sua morte e por conviverem com os comportamentos resistentes dos mesmos.

Conclusões:

Os trabalhadores de enfermagem em ILPI vivenciam sentimentos ambíguos. Destaca-se a ressignificação do sofrimento como forma de alcançar o equilíbrio na relação trabalho-saúde-adoecimento. O estudo fornece subsídios para a discussão sobre essa relação no cuidado de enfermagem em ILPI.