A obstinação como mediadora entre idealização e a concretude do cuidado instituído: a experiência da enfermeira recém-formada

Acta paul. enferm; 16 (2), 2003
Publication year: 2003

Este estudo teve como objetivo compreender como interagem, no mundo experiencial da enfermeira recém-formada, os elementos significativos do cuidado aprendido durante o período de sua formação profissional, que influenciam no significado por ela atribuído ao cuidado instituído. Utilizou-se como referencial teórico o Interacionismo Simbólico, e como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados.

Por meio da análise comparativa dos dados foi possível identificar três fenômenos:

vivendo uma transição reveladora e complexa, adaptando o sentido de ser e de cuidar para existir como profissional e reconhecendo no poder um passaporte para cuidar. A articulação dos fenômenos levou à identificação da categoria central, a obstinação como mediadora entre a idealização e a concretude do cuidado instituído, e à construção do modelo teórico, que mostra a luta constante da enfermeira recém-formada para reestabilizar-se com a coesão e a flexibilização possível, colocando em prática o cuidado, ampliando, redimensionando para além do cuidado ideal na perspectiva de aumentar competências, sejam elas clínicas ou administrativas.