Compreendendo a vivência materna no primeiro contato com seu filho na sala de parto

Acta paul. enferm; 17 (3), 2004
Publication year: 2004

A literatura demonstra que a humanização da assistência ao parto favorece o desenvolvimento natural da relação mãe-filho nos primeiros minutos de vida, resultando no fortalecimento de seus vínculos e reduzindo danos em longo prazo. O primeiro contato entre mãe e filho em sala de parto, preconizado como um dos procedimentos para humanização da assistência, possibilita uma relação intensa após o nascimento e a formação do vínculo materno. Este primeiro contato permancerá na memória de ambos, devendo ocorrer com harmonia, calma e tranquilidade.

OBJETIVO:

compreender a vivência materna no primeiro contato mãe-filho após o parto.

METODOLOGIA:

os dados foram obtidos por meio de uma entrevista semi-estruturada, partindo da questão norteadora: Como foi seu primeiro contato com o bebê? Participaram do estudo 12 puérperas assistidas em uma maternidade conveniada ao Sistema Único de Saúde, no município de Ribeirão Preto, São Paulo. A análise baseou-se na proposta de interpretação qualitativa, através do método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977).

RESULTADOS:

foram identificadaas as categorias temáticas: "as condições de parto interferindo no contato imediato mãe-filho" e "as vivências maternas no primeiro contato com o recém-nascido". Os dados expressaram aspectos positivos do primeiro contato mãe-filho em sala de parto, reduzindo a ansiedade materna. O tipode parto interfere no primeiro contato, sendo que a cesárea e alguns procedimentos como a analgesia e episiotomia dificultam o primeiro contato mãe-filho, interferindo no estabelecimento dos laços afetivos.