Diagnósticos de enfermagem e proposta de intervenções para pacientes com lesão medular

Acta paul. enferm; 18 (4), 2005
Publication year: 2005

Introdução:

As lesões medulares constituem evento grave que acomete principalmente jovens, requerendo um planejamento cuidadoso da assistência de enfermagem. Este estudo tem a finalidade de contribuir nesse planejamento, oferecendo subsídios para melhorar a qualidade do cuidado desses pacientes.

Objetivos:

Identificar os diagnósticos de enfermagem, segundo a NANDA, em portadores de lesão medular internados numa Unidade de Ortopedia e Traumatologia; e propor as intervenções de enfermagem, conforme a NIC.

Métodos:

Estudo descritivo prospectivo, com 10 casos analisados no período de janeiro/2000 a julho/2002. Os dados foram coletados por meio de um instrumento criado para uso na unidade de estudo, identificando-se os diagnósticos de enfermagem. As intervenções foram propostas pelas autoras e submetidas à avaliação de duas especialistas.

Resultados:

Foram identificados 15 diagnósticos de enfermagem prevalentes, para os quais foram propostas 26 intervenções de enfermagem.

Conclusão:

Os resultados poderão subsidiar as enfermeiras ao cuidado do paciente com lesão medular, auxiliando-o e contribuindo à sua autonomia, através das intervenções propostas.