Acta paul. enferm; 18 (4), 2005
Publication year: 2005
Introdução:
No processo de enfermagem proposto por Horta, o termo diagnóstico de enfermagem (DE) foi substituído por problemas de enfermagem, reaparecendo na literatura brasileira no final da década de 80. Desde então, as enfermeiras vêm se apropriando do conhecimento sobre os conceitos diagnósticos, especialmente a classificação de DE da North American Nursing Diagnosis Association. Objetivos:
Descrever as atitudes de enfermeiros e estudantes de enfermagem em relação ao conceito DE e analisar as associações entre atitudes frente ao DE e o grau de experiência com o tema. Métodos:
Para esta pesquisa foi utilizado o instrumento Positions on Nursing Diagnosis. A amostra foi constituída de 81 participantes de três universidades do estado do Paraná. Resultados:
A análise das respostas mostrou que o grupo dos alunos obteve melhores escores em atitudes que o grupo de enfermeiros e o grupo com média de contato maior apresentou melhores escores em atitudes que o grupo com médias de contato menores. Conclusão:
Maior intensidade de contato com DE e ser estudante estão associados a melhores atitudes frente ao DE quanto comparados a enfermeiros.