Um modelo de organização e partilha de informação de enfermagem entre hospital e centro de saúde: estudo delphi

Acta paul. enferm; 18 (4), 2005
Publication year: 2005

Introdução:

Uma partilha adequada de informação de enfermagem deve ser encarada como estratégia fundamental para a melhoria da continuidade de cuidados. A informação disponível e o encaminhamento da mesma na Unidade Local de Saúde de Matosinhos - Portugal, não tem dado uma resposta adequada às necessidades de informação sentidas pelos enfermeiros.

Objetivos:

Este artigo apresenta o desenvolvimento e a definição de um modelo de organização e partilha de informação de enfermagem entre Hospital e Centro de Saúde.

Métodos:

O estudo foi desenvolvido recorrendo à Técnica Delphi, com três rounds, integrando um painel de enfermeiros em exercício de funções nas diferentes áreas de actuação.

Resultados:

Os consensos obtidos permitiram chegar a uma hierarquização de aspectos centrais do problema em estudo, nomeadamente dos pressupostos que devem guiar o desenvolvimento do sistema e da informação que deverá efectivamente ser partilhada entre hospital e centro de saúde, com indicação de níveis de prioridade de acesso.

Conclusões:

A articulação entre os diferentes contextos de cuidados de saúde deverá ser assegurada por um modelo que garanta a partilha recíproca e confidencial da informação de enfermagem, em tempo real, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação.