Acta paul. enferm; 19 (1), 2006
Publication year: 2006
OBJETIVOS:
Estudo descritivo-exploratório que identificou e caracterizou os aspectos teóricos e metodológicos de estudos de pós-graduação em enfermagem que tiveram a família como tema norteador. MÉTODOS:
Foram analisadas 45 investigações. Os dados foram coletados no período de março a junho de 2002, junto aos autores dos estudos, por meio de instrumento semi-estruturado. RESULTADOS:
Os resultados revelaram que 66,6 por cento dos estudos foram desenvolvidos na Universidade Federal de Santa Catarina e que a maior proporção foi defendida no ano 2000 (26,7 por cento), utilizando como referencial teórico-metodológico as teorias de enfermagem (40 por cento). Em 68,9 por cento dos estudos os dados foram coletados em domicílio. O cuidado à família e a convivência familiar constituíram temas de, respectivamente, 44,6 por cento e 34,0 por cento dos estudos, cujos objetivos foram agrupados em seis categorias. CONCLUSÕES:
O interesse por esta temática vem aumentando; grande parte dos estudos ainda são de caráter descritivo-exploratório e apresentam objetivos amplos; os aspectos abordados normalmente emergem do cotidiano profissional e, embora a maioria dos estudos tenham utilizado o domicílio como cenário da investigação, este foco tem sido ampliado.