Necessidades de cuidados de enfermagem e intervenções terapêuticas em Unidade de Terapia Intensiva: estudo comparativo entre pacientes idosos e não idosos

Acta paul. enferm; 19 (1), 2006
Publication year: 2006

OBJETIVOS:

Comparar as necessidades de cuidados de enfermagem e as intervenções terapêuticas realizadas em pacientes idosos e não idosos em UTI, segundo o Nursing Activities Score (NAS).

MÉTODOS:

Compuseram a amostra, 50 pacientes adultos admitidos na UTI de um Hospital Universitário do município de São Paulo, a partir de 26 de setembro de 2003. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para a comparação entre as variáveis.

RESULTADOS:

Da amostra de pacientes, a média de idade foi de 70 anos. O mais frequente tipo de tratamento foi clínico (78,0 por cento), observando-se uma média de permanência de 3,5 dias e mortalidade de 38,0 por cento. A pontuação média NAS foi de 66,57 por cento (+-9,15_ permanecendo acima de 60,0 por cento durante o período analisado. Não se observou diferença na média NAS de pacientes idosos (66,44 por cento) e não idosos (66,33 por cento), assim como não houve diferença entre as intervenções terapêuticas realizadas nos dois grupos de pacientes.

CONCLUSÃO:

Os resultados mostram a necessidade de discussões sobre a indicação de UTI, frente às implicações éticas, econômicas e sociais inerentes à assistência intensiva.