Acta paul. enferm; 19 (2), 2006
Publication year: 2006
Objetivo:
esta pesquisa teve como objetivo estudar a ocorrência de integridade da pele prejudicada em idosos de uma comunidade atendida pelo Programa Saúde da Família. Métodos:
participaram deste estudo descritivo 40 idosos. A coleta de dados ocorreu de janeiro a junho de 2004 e constou de entrevista e exame clínico. Resultados:
A integridade da pele prejudicada foi encontrada em 20 idosos (50 por cento). A característica definidora de maior freqüência foi rompimento da superfície da pele (85 por cento). Os fatores relacionados identificados com freqüência maior ou igual a 50 por cento foram:
extremos de idade (100 por cento), fatores imunológicos (100 por cento), alteração do turgor (100 por cento), fatores mecânicos (85 por cento), medicação em uso (50 por cento). Conclusão:
a integridade da pele prejudicada atingiu metade dos sujeitos desta pesquisa, indicando necessidade de intervenções de enfermagem para prevenção e recuperação de lesões, além de promoção da saúde, buscando a integridade tegumentar.