Acta paul. enferm; 19 (4), 2006
Publication year: 2006
Objetivo:
O estudo visou analisar as complicações não clínicas ocorridas na assistência ao recém-nascido em uso de ventilação mecânica. Métodos:
Estudo exploratório-descritivo, realizado em uma instituição pública no município de Fortaleza-CE, com RNs em ventilação mecânica que permaneceram por no mínimo 12 horas, no período de abril a junho de 2004. Os dados foram coletados por meio de um formulário e analisados pelo programa estatístico SPSS 1-0. Resultados:
Os resultados demonstraram que a obstrução do tubo por rolha ocorreu em 14,3 por cento, seguido de 23,8 por cento de sangramento por trauma, extubações acidentais 40,5 por cento, lesões dérmicas em dois momentos 7,1 por cento. Conclusão:
as complicações relacionadas à assistência ventilatória representam um desafio para a equipe multiprofissional que presta cuidados ao RN na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.