Estratégias de enfrentamento do adoecimento: um estudo sobre o trabalho da enfermagem
Estrategias de enfrentamiento de la enfermedad: un estudio sobre el trabajo de la enfermería
Strategies to prevent illnesses: a study of nursing work environment

Acta paul. enferm; 22 (1), 2009
Publication year: 2009

OBJETIVO:

Conhecer as estratégias de enfrentamento utilizadas por profissionais de enfermagem como forma de proteção contra adoecimento no trabalho diante das exigências de um serviço público de pronto-socorro.

MÉTODOS:

Estudo qualitativo e descritivo, realizado em um hospital de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A coleta dos dados incluiu a análise de documentos da instituição, a observação da dinâmica do serviço e a realização de entrevistas semi-estruturadas com 12 profissionais de enfermagem. Os dados foram submetidos ao método de análise de conteúdo.

RESULTADOS:

Pôde-se constatar que as trabalhadoras de enfermagem enfrentam situações danosas à saúde com o uso de estratégias coletivas de defesa, como o distanciamento que assumem frente à morte, o afastamento que adotam diante da superlotação da sala de atendimento, ou como a despersonalização que se constata pela frieza ou pelo humor em suas atitudes no trabalho.

CONCLUSÃO:

Esses comportamentos precisam ser compreendidos como formas de proteção, o que oferece subsídios para a intervenção sobre aquilo que não favorece a saúde no trabalho.

OBJECTIVE:

To identify the strategies that nursing staff from an emergency department use to prevent illnesses.

METHODS:

A descriptive qualitative study was used to collect data from nursing staff working in a major public hospital in Rio Grande do Sul, Brazil. Data collection involved the retrieval of information from documents of the Institution, observations of nursing work dynamics, and semi-structured interviews. The data were analyzed through content analysis.

RESULTS:

The findings suggest that the nursing staff faces harmful health conditions in the work environment. Nursing staff showed indifference toward death, coldness toward patients' needs in the overcrowded waiting room areas, and undesirable attitudes and humor in the work environment.

CONCLUSION:

The nursing staff behaviors suggest protective strategies, which warrant the development of interventions that address those behaviors and that promote health in the nursing work environment.

OBJETIVO:

Conocer las estrategias de enfrentamiento utilizadas por profesionales de enfermería como forma de protección, contra la enfermedad en el trabajo, frente a las exigencias de un servicio público de emergencia.

MÉTODOS:

Estudio cualitativo y descriptivo, realizado en un hospital de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. La recolección de los datos incluyó el análisis de documentos de la institución, la observación de la dinámica del servicio y la realización de entrevistas semi-estructuradas a 12 profesionales de enfermería. Los datos fueron sometidos al método de análisis de contenido.

RESULTADOS:

Se pudo constatar que las trabajadoras de enfermería enfrentan situaciones dañinas para la salud con el uso de estrategias colectivas de defensa, como el distanciamiento que asumen frente a la muerte, el alejamiento que adoptan frente a salas de atención que rebasan su capacidad, o como la despersonalización que se constata por la frialdad o el humor en sus actitudes en el trabajo.

CONCLUSIÓN:

Esos comportamientos precisan ser comprendidos como formas de protección, ofreciendo subsidios para la intervención sobre aquello que no favorece a la salud en el trabajo.