Oficinas educativas sobre hipertensão arterial: um estudo quasi-experimental sobre avaliação da eficácia
Educational workshops about arterial hypertension - a quasi-experimental study
Online braz. j. nurs. (Online); 4 (3), 2005
Publication year: 2005
É crescente o número de crianças e adolescentes com hipertensão arterial. Medidas preventivas são necessárias para minimizar os riscos cardiovasculares na vida adulta.O estudo objetiva descrever o desenvolvimento e avaliação de oficinas enfocando ações educativas sobre hipertensão arterial realizadas com 202 escolares do ensino fundamental e médio de uma escola pública da cidade de Fortaleza-Ceará, no ano de 2003. Os escolares foram divididos em três grupos. Do grupo A participaram 45 escolares das turmas de educação infantil e de ensino fundamental I; do grupo B, 71 do ensino fundamental II e, do grupo C, 86 do ensino médio.
A organização das oficinas educativas ocorreu em três etapas:
modelagem, aplicação e avaliação. A etapa de modelagem compreendeu a elaboração das oficinas colocadas em prática na fase de aplicação. Na etapa de avaliação considerou-se o conhecimento obtido pelos escolares nas oficinas. No Grupo A, em que o jogo de memória foi utilizado, o conceito ótimo foi predominante (66,9). O recurso adotado para o Grupo B foi o jogo de cruzadas, verificou-se que 33,8 dos adolescentes obtiveram o conceito máximo, excelente. Na avaliação do aprendizado do Grupo C, em que se adotou a dinâmica do repolho, observou-se que 51,0 dos adolescentes obtiveram o conceito excelente. Concluiu-se que os recursos elaborados e utilizados apresentaram-se como instrumentos adequados no desenvolvimento de práticas de educação em saúde com os participantes.
The study aims to describe the development and the workshops evaluations focusing in the educational actions about arterial hypertension, which happened with two hundred and two students in a public school in Fortaleza-Ceará, in 2003.