Sistema de classificaçäo de pacientes: construçäo e validade de um instrumento

Rev. Esc. Enferm. USP; 32 (2), 1998
Publication year: 1998

Este estudo teve por finalidade a construçäo e validaçäo de um instrumento para classificaçäo de pacientes basedo nas necessidades individualizadas de cuidados de enfermagem.

Para compor o instrumento foram considerados 13 indicadores críticos:

Estado Mental e Nível de Consciência, Oxigenaçäo, Sinais Vitais, Nutriçäo e Hidrataçäo, Motilidade, Locomoçäo, Cuidado Corporal, Eliminaçöes, Terapêutica, Educaçäo à Saúde, Comportamento, Comunicaçäo e Integridade Cutâneo-Mucosa. Cada um desses indicadores possui gradaçäo de 1 a 5, apontando a intensidade crescente da complexidade assistencial. O paciente é classificado em todos os indicadores em um dos 5 níveis, na opçäo que melhor descreva a sua situaçäo. Para validaçäo do conteúdo foi aplicada a técnica Delphi em 2 fases. Participaram como juízes 15 profissionais da área de enfermagem que atuam junto a instituiçöes de assistência ou vinculados a Hospital Escola na cidade de Säo José do Rio Preto.

Os resultados obtidos mostraram concordância dos juízes quanto a:

manutençäo dos 13 indicadores críticos no instrumento; pertinência e clareza do conteúdo dos indicadores críticos e a existência de nível de complexidade assistencial crescente.