Cuidados de enfermagem nas complicações da punção venosa periférica em recém-nascidos
Nursing care during complications caused by newborn venous puncture

Rev. RENE; 12 (2), 2011
Publication year: 2011

Objetivou-se analisar os cuidados de enfermagem na prevenção e tratamento das complicações da punção venosa periférica em recém-nascidos internados em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com profissionais de enfermagem que atuavam na atenção ao neonato em hospitais de Cuiabá, MT, Brasil. Os dados foram coletados com entrevista semiestruturada e analisados por meio da técnica de Análise Temática.

Como medidas preventivas foram citadas:

escolha adequada da veia para punção, observação da infusão, cuidados na administração das medicações e retirada do acesso.

Para tratar as complicações:

usar compressas mornas, frias, compressas com bicarbonato de sódio, retirar o acesso, pomadas antiinflamatórias, papaína e enfaixamento local. Os resultados evidenciaram que muitos profissionais de enfermagem realizavam cuidados preventivos e de tratamento sem o devido embasamento científico, tendo como conseqüência, resultados pouco eficazes. Os dados sugerem a necessidade de um aprimoramento da equipe de enfermagem relacionado a terapia intravenosa.