Características definidoras dos diagnósticos de enfermagem desobstrução ineficaz das vias aéreas e padrão respiratório ineficaz em crianças asmáticas

Rev. RENE; 9 (4), 2008
Publication year: 2008

Um estudo transversal, realizado com 42 crianças internadas com diagnóstico médico de asma, em um Hospital infnatil público de Fortaleza-CE, foi desenvolvido com o objetivo de analisar a acurácia das características definidoras dos diagnósticos de Enfermagem “Desobstrução ineficaz das vias aéreas – DIVA” e “Padrão respiratório ineficaz – PRI” em crianças asmáticas. Para o Padrão respiratório ineficaz forma identificadas como características definidoras de maior sensibilidade a dispnéia, a ortopnéia e a freqüência respiratória/minuto aumentada.

Características de maior especificidade para este diagnóstico foram:

batimento de asa de nariz e freqüência respiratória/min aumentada.

Com relação ao diagnóstico Desobstrução ineficaz das vias aéreas apenas uma característica apresentou melhor sensibilidade:

Ruídos respiratórios adventícios. Conclui-se que crianças asmáticas apresentam características definidoras que são comuns a um grupo de diagnósticos de enfermagem respiratórios e pouco específicos das respostas humanas aqui estudadas.