Infecção relacionada ao vestuário em centro cirúrgico: revisão integrativa

Rev. SOBECC; 19 (3), 2014
Publication year: 2014

Objetivo:

Analisar as evidências científicas sobre a transmissão de microorganismos relacionada ao vestuário utilizado em salas cirúrgicas.

Método:

Revisão integrativa de artigos publicados entre 2002 e 2012 nas bases LILACS, MEDLINE, PUBMED, SciELO E SCOPUS, em português, inglês e espanhol, utilizou-se o nível de evidência científica do Oxford Centre for Evidence Based.

Resultados:

A amostra foi constituída por 13 artigos, que foram classificados como se segue: seis como 2B, um como 2C e seis como 5D. os resultados mostram que tecidos com poros demasiadamente grandes comprometem o potencial de proteção, devendo ser evitados. Recomenda-se o uso de vestimentas cirúrgicas impermeáveis, que sejam efetivas quando molhadas. Vestimentas intituladas total body exhaust foram testadas, entretanto estudos sugerem que a eficiência destas não pode ser comprovada.

Conclusão:

Apesar de poucos estudos testarem a capacidade de aventais reduzirem infecções, a escolha dever basear-se no tipo de cirurgia, por esta determinar o nível de proteção necessária...