Armazenamento dos produtos para saúde estéreis em unidades assistenciais: estudo descritivo

Rev. SOBECC; 19 (4), 2014
Publication year: 2014

Objetivo:

Analisar as condições dos locais de guarda dos produtos para saúde estéreis em unidades assistenciais de hospitais de grande porte de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Método:

Conduziu-se um estudo exploratório, descritivo, entre maio e setembro de 2013. Utilizou-se um instrumento validado para a realização da análise descritiva.

Resultados:

Foram visitadas 33 unidades assistenciais, entre elas Centros de Terapia Intensiva (39,4%), Centros Cirúrgicos (33,3%) e Unidades de Pronto Atendimento (27,3%). Os locais de acondicionamento do produto foram identificados (81,8%), feitos de revestimento lavável (93,9%) e armazenados em armários fechados (75,8%). A validade da esterilização foi observada em 97% das instituições pesquisadas. Foram encontradas áreas não exclusivas para guarda de artigos esterilizados.

Conclusão:

Observou-se uma escassez de estudos na literatura sobre o tema. Constatou-se que as recomendações dos órgãos regulamentadores em saúde, quanto às condições de armazenamento do produto estéril nas unidades assistenciais, não estão sendo observadas em sua totalidade...