Transplantados cardíacos em pós-operatório mediato: diagnóstico de enfermagem segundo pressupostos de Horta

Rev. SOBECC; 20 (4), 2015
Publication year: 2015

Identificar o perfil dos diagnósticos de Enfermagem nos pacientes transplantados cardíacos em pós?operatório mediato, a partir da Taxonomia II da North?American Nursing Diagnosis Association, e discuti?los à luz dos pressupostos de Horta e da literatura científica.

Método:

Estudo retrospectivo, descritivo, exploratório, realizado em um hospital geral de grande porte de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A amostra foi composta por 49 pacientes adultos, de ambos os sexos, idade ?18 anos e <60 anos, transplantados cardíacos em pós?operatório mediato. Os dados foram coletados a partir do prontuário do paciente.

Resultados:

Foram identificados 12 diagnósticos de Enfermagem, classificados em 10 reais e dois potenciais, sendo 100% pertencentes à necessidade humana básica psicobiológica.

Conclusão:

Não houve identificação diagnóstica para as necessidades psicossocial e psicoespiritual. Segundo Horta, o paradigma biologicista move a carreira à fragmentação do paciente, mantém o enfermeiro em alienação e opõe?se à pragmática centrada no holismo...