Alteraçöes dos hábitos de eliminaçäo intestinal em pacientes hospitalizados

Rev. bras. enferm; 37 (2), 1984
Publication year: 1984

O presente trabalho procurou estudar as possíveis alteraçöes dos hábitos de eliminaçäo intestinal, em pacientes hospitalizados nas unidades de Clínica Médica, de três hospitais gerais do Município de Säo Paulo. Procurou-se verificar os tipos de alteraçöes apresentados e as causas que os pacientes atribuem as modificaçöes ocorridas. A populaçäo do estudo constou de 200 pacientes, adultos, ambulantes, de ambos os sexos. Conseguiu-se obter os dados do estudo através de entrevista com aplicaçäo de formulário. Os resultados obtidos, levaram as seguintes conclusöes: a maioria dos pacientes entrevistados referiu alteraçöes dos hábitos de eliminaçäo intestinal após a internaçäo hospitalar.

As causas apontadas pelos pacientes como responsáveis pelas alteraçöes dos hábitos de eliminaçäo intestinal foram agrupadas em:

fisiológicas, psicossociais, terapêuticas e ambientais. As fisiológicas e psicossociais foram as que mais se destacaram. A alimentaçäo foi o fator mais apontado como causa fisiológica. Dos fatores psicossociais foram salientados o nervosismo, a ansiedade e a preocupaçäo. Apenas a variável independente sexo, influenciou nas alteraçöes dos hábitos de eliminaçäo intestinal, na hospitalizaçäo, conforme resultado estatístico