Trajetória do enfermeiro em um hospital universitário em quatro décadas: pressupostos de inovação de seu papel gerencial

Rev. bras. enferm; 58 (2), 2005
Publication year: 2005

Dos desafios com que se depara a enfermagem brasileira, a indefinição do papel do enfermeiro no contexto hospitalar é uma situação que exige vigorosa determinação das lideranças de enfermagem. As organizações hospitalares buscam o alcance de objetivos específicos, sem considerar a contento necessidades, valores, potencial e diversidades dos vários profissionais.

Objetivo:

efetuar análise comparativa de dados e dela extrair pontos de congruência, delimitações e possibilidades que permitam apontar direções que viabilizem ações mais efetivas. A trajetória metodológica abrangeu análise secundária de cinco estudos clássicos da literatura brasileira, desenvolvidos em quatro décadas, sobre a função do enfermeiro. Resultou dessa análise, a discussão e a proposta alicerçada em pressupostos flexíveis e humanizadores que devem nortear o papel do enfermeiro na prática assistencial hospitalar.