Grupos de Convivência: contribuições para uma proposta educativa em Tuberculose

Rev. bras. enferm; 60 (5), 2007
Publication year: 2007

Trata-se de um relatório de prática assistencial que teve como objetivo desenvolver uma proposta de educação em saúde com grupo de pessoas com tuberculose, visando a efetivação do tratamento. Os dados foram obtidos através de uma proposta de educação em saúde, desenvolvida em um grupo de convivência.

Decorrentes do processo de análise foram identificados dois temas que estavam interligados:

a percepção da tuberculose e seus cuidados e tratamentos e o isolamento social ,que representam os elementos que influenciam na educação em saúde das pessoas com tuberculose e o significado que a mesma traz para essas pessoas.
This study is a report on care practice. Its objective was to develop a proposal for education in health care from a group of people with tuberculosis, seeking to increase the effectiveness of their treatment. The data was obtained through a proposal for education in health care, developed through a living group.

Two interrelated themes resulted from the process of analyzing the data:

the perception of tuberculosis and its care and treatment, and social isolation. These represent the elements that influence education in health care for people with tuberculosis, as well as the meaning that such a situation has to these people.
Se trata de um retatorio de practica asistencial que teivo como objetivo desenvolver uma propuesta de educación em salud com um grupo de personas com tuberculosis, visando que el tratamiento se a mas efectivo. Los datos fueram obtenidos atravéz de una propuesta de educación en salud, desenvolvida en un grupo de convivencia.

Decorrentes del proceso de análisis fueram identificados dos temas que estavam interligados:

la percepción de la tuberculosis, sus cuidados y tratamiento y el aislamiento social, que representam los elementos que influenciam en la educación in salud de las personas con tuberculosis e el significado que la misma trae para estas personas.