Jogo educativo na promoção da saúde de adolescentes: revisão integrativa
Educational games to promote adolescent health: an integrative review
Juego educativo en la promoción de salud de adolescentes: revisión integrativa

Rev. eletrônica enferm; 15 (1), 2013
Publication year: 2013

Revisão integrativa com objetivo de identificar os domínios da promoção da saúde definidos na conferência de Galway em artigos que utilizam jogos educativos para promoção da saúde em adolescentes. Foi realizada coleta de dados em novembro de 2011, em consulta em bases de dados, obedecendo aos critérios de inclusão: possuir como temática central o uso de jogo educativo para promoção da saúde do adolescente; estar disponível eletrônica e gratuitamente na íntegra; ser classificado como artigo original ou relato de experiência; divulgação em inglês, espanhol ou português; indexado nas bases de dados CINAHL, PubMed, LILACS, Cochrane e Scopus.

Foram analisados nove artigos conforme os sete domínios:

Catalisar Mudança, Liderança, Avaliação, Planejamento, Implementação, Advocacia, Parceria. Destes, Catalisar Mudança e Implementação foram identificados em todos os estudos. Advocacia foi o único não identificado em nenhum artigo. Apesar da importância dos domínios para promoção da saúde eficaz, nem todos se encontram contemplados nas pesquisas investigadas.
This integrative review was performed with the purpose to identify the health promotion domains defined in the Galway conference considering articles that use educational games to promote health among adolescents. Data collection was performed in November of 2011, through searches on databases in accordance with the following inclusion criteria: central theme is educational games for the promotion of adolescent health; full-text available online at no cost; rated as original research article or experience report; written in English, Spanish or Portuguese; indexed on the CINAHL, PubMed, LILACS, Cochrane and Scopus databases.

Nine articles were analyzed according to the seven domains:

Triggering Change, Leadership, Evaluation, Planning, Implementation, Advocacy, and Partnership. Of those, Triggering Change and Implementation were identified in every study. Advocacy was the only domain not identified in any article. Despite the importance of the domains for effective health promotion, not all of the are covered in the investigated studies.
Revisión integrativa objetivando identificar las competencias de promoción de salud definidos en la conferencia de Galway en artículos que utilizan juegos educativos para promoción de salud en adolescentes. Datos recolectados en noviembre 2011, consultando bases de datos, obedeciendo los criterios de inclusión: poseer como temática central el juego educativo para promoción de salud del adolescente; estar disponible electrónica y gratuitamente en su integridad; estar clasificado como artículo original o relato de experiencia; divulgado en inglés, español o portugués; indexado en bases CINAHL, PubMed, LILACS, Cochrane y Scopus.

Fueron analizados nueve artículos conforme las competencias:

Catalizar el Cambio, Liderazgo, Valoración, Planificación, Ejecución, Evaluación, Abogacía y Alianzas. De ellos, Catalizar el Cambio y Ejecución fueron encontrados en todos los estudios. Abogacía fue el único no identificado en los artículos. A pesar de la importancia de las competencias para realizar una eficaz promoción de salud, no todas fueron contempladas en los estudios analizados.