Revendo a categoria necessidades humanas nas teorias de Enfermagem

Rev. enferm. UERJ; 10 (3), 2002
Publication year: 2002

A presente revisão bibliográfica objetivou problematizar a categoria necessidades humanas e retratá-la conforme vem sendo abordada pela teoristas de Enfermagem. Analisa o resultado da revisão bibliográfica referente ao período de 1975 a 2001.

Os resultados da pesquisa bibliográfica indicaram a presença das seguintes categorias teóricas nos trabalhos analisados:

a ação de Enfermagem fundamentada nas necessidades humanas com expressão ética e moral do homem; as necessidades humanas como construção subjetiva resultante dos processos de construção de significados. Neste trabalho, serão retratadas as duas últimas categorias. Observou-se que as teorias de Enfermagem são, em parte, fundadas em diferentes conceitos de necessidades humanas expressos ora em dimensões objetivas, ora em subjetivas do processo saúde/doença, assim como traduzem, no conhecimento reificado, as concepções de homem que adotam. Discute-se a premência de novas bases para o processo de cuidar em Enfermagem, a partir das necessidades humanas e da saúde negociadas entre os sujeitos individuais e coletivos e os profissionais nas instituições de saúde