Rev. enferm. UERJ; 11 (2), 2003
Publication year: 2003
Pesquisa qualitativa tem como objetivo a percepção das gestantes sobre o acompanhamento pré-natal realizado por enfermeiras obstetras.
Os objetivos foram:
analisar as representações das gestantes sobre a assistência pré-natal desenvolvida pelas enfermeiras e verificar os motivos da escolha pela consulta de enfermagem. Os dados foram coletados em um Centro Municipal de Saúde no Município do Rio de Janeiro, no período de janeiro a março de 2002, mediante a utilização de entrevistas semiestruturadas, gravadas, com 40 mulheres, após consentimento livre e esclarecido. Foram reveladas duas categorias temáticas:
1) As gestantes reconhecem que a consulta de enfermagem atende às suas necessidades e expectativas; 2) O diferencial da consulta de enfermagem na percepção das gestantes. Os resultados mostraram que as gestantes tiveram suas expectativas atendidas e consideraram a atenção, o apoio, a confiança, a comunicação e as relações estabelecidas como diferencial da consulta de enfermagem. Concluímos que as mulheres elegeram realizar o pré-natal com as enfermeiras pela competência demonstrada por essas profissionais e pela expressão da humanidade revelada durante o acompanhamento gestacioanl.