As políticas públicas de atenção à saúde da criança menor de cinco anos: um estudo bibliográfico

Rev. enferm. UERJ; 11 (3), 2003
Publication year: 2003

Trata-se de um estudo bibliográfico sobre políticas de atenção à criança menor de cinco anos, desenvolvido segundo abordagem qualitativa,através da análise documental, sendo recorte temporal entre 1980 a 2000.

Objetivos:

conhecer em quais políticas públicas (programas, ações e estratégias governamentais) encontra-se indicação da educação em saúde como um recurso de mediação de conhecimentos entre equipe e população; e destacar conteúdos referentes à educação em saúde como estratégia de prevenção de doenças e promoção da saúde.

Fontes primárias:

programas governamentais, na forma impressa ou disponível no website, o Estatuto da Criança e do Adolescente. Entre essas políticas públicas destacamos o ECA; Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento; PAISC; Programa de Atenção a Recem-Nascido. Percebe-se que todas incluem a educação em saúde como estratégia de prevenção e promoção da saúde, requerendo do profissional de enfermagem habilidade para desenvolver tecnologias e abordagens pedagógicas de educar para cuidar.