O uso do glutaraldeído em serviços de saúde e a segurança do trabalhador

Rev. enferm. UERJ; 12 (2), 2004
Publication year: 2004

O Glutaraldeído é um agente amplamente utilizado no Brasil para desinfecção/esterilização química de materiais hospitalares termossensíveis, cujos riscos ocupacionais são poucos estudados.

Objetivos:

caracterizar as áreas do processamento de artigos em Glutaraldeído, verificar o tempo em que o trabalhador permanece exposto ao produto, sinais/sintomas relacionados à exposição e disponibilidade/uso dos equipamentos de proteção individual. Estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado em dois hospitais de Goiania, em 2002. A primeira amostra reuniu nove unidades que utilizavam esse produto e a segunda refere-se a nove profissionais responsavéis por sua operacionalização. Os dados foram obtidos utilizando-se check list e questionário.

Resualtados:

os ambientes são inadequados, há excessiva exposição do trabalhador ao produto, sinais clínicos decorrentes de atividade laboral e negligência na proteção individual. É preciso observar os princípios de proteção à saúde ocupacional, inclusive a promoção de práticas educativas.