Ejercicio de resistencia muscular en adultos con diabetes mellitus tipo 2

Rev. latinoam. enferm; 13 (1), 2005
Publication year: 2005

Provar a efetividade do exercício de resistência muscular nas taxas de hemoglobina A glicosilada (HbA1c), na força muscular e no fortalecimento muscular percebido, explorar a influência da dieta, outros exercícios, hipoglicemiantes e manifestações associadas a episódios de hipoglicemia ou hiperglicemia sobre o controle glicêmico de adultos com diabetes mellitus tipo 2, provenientes dos consultórios de endocrinologia de Provar a efetividade do exercício de resistência muscular nas taxas de hemoglobina A glicosilada (HbA1c), na força muscular e no fortalecimento muscular percebido, explorar a influência da dieta, outros exercícios, hipoglicemiantes e manifestações associadas a episódios de hipoglicemia ou hiperglicemia sobre o controle glicêmico de adultos com diabetes mellitus tipo 2, provenientes dos consultórios de endocrinologia de dois hospitales públicos da Cidade de Monterrey, México.

Procedimentos básicos:

Foi utilizado um desenho de 12 semanas de grupo controle não equivalente com dois grupos, experimental (n1=14) e controle (n2=11). Os participantes tiveram recomendação de seu médico para participar. As sessões de exercício foram de uma hora, duas vezes por semana.

Resultados:

O grupo experimental apresentou decréscimo significativo nas taxas de HbA1c, incremento na força muscular e fortalecimento muscular percebido (p<. 001). Após a intervenção, oito em onze participantes alcançaram bom controle da hemoglobina A glicosilada. Nao houve efeito das co-variáveis.

Conclusões:

Este tipo de intervenção pode ajudar no controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus tipo 2