Análisis prospectivo de la enseñanza de prevención de consumo de alcohol y salud reproductiva en facultades/escuelas de educación de Lima-Perú. 2003-2004

Rev. latinoam. enferm; 13 (n.esp), 2005
Publication year: 2005

O estudo trata do ensino de conteúdos de prevenção ao uso de álcool e de Saúde Reprodutiva em 4 Faculdades/Escolas de Educação em Lima-Peru.

Participaram 123 pessoas:

autoridades docentes, professores, alunos e ex-alunos. O instrumento de coleta de dados, de análise prospectiva foi elaborado e validado pela Organização Pan-americana da Saúde, adaptado para o estudo, selecionaram-se 40 indicadores de Saúde Reprodutiva e 32 para prevenção de uso de álcool, distribuídos em 4 elementos básicos: contexto, estrutura, função e integralidade, cada um dos quais submetidos a três cenários cujas situações se definem num continuum de estabilidade até transformação. Considerando esses cenários, os resultados indicam haver mudanças moderadas em diversos graus nos indicadores (conseqüentemente nos dois temas) presentes nos 4 elementos, embora se identifique a tendência de situação estável; representativa de manutenção de perspectivas e ações tradicionais.