O processo de viver saudável de pessoas com diabetes mellitus através de um grupo de convivência
Texto & contexto enferm; 16 (1), 2007
Publication year: 2007
Trata-se de uma pesquisa qualitativa convergente-assistencial com o objetivo de compreender os elementos que influenciam o viver de pessoas com Diabetes Mellitus. Participaram deste estudo 26 pessoas de uma Unidade Básica de Saúde de Florianópolis - SC. Os dados foram obtidos das falas das pessoas no grupo de convivência e de entrevistas semi-estruturadas.
Foram identificados como elementos que influenciam a vida de pessoas com Diabetes Mellitus:
aceitação da doença, apoio familiar, incorporação dos cuidados no cotidiano, disposição na superação de dificuldades e a manutenção de ocupação/trabalho. O grupo de convivência foi considerado um elemento que contribui para um viver mais saudável ao promover a troca de experiências e o compartilhar de saberes. O papel da enfermagem é o de facilitar e oferecer suporte para a construção de novas possibilidades e qualificação do viver com sua condição crônica de saúde...
This article is a qualitative assistential convergent study. Its primary objective is to comprehend the elements that influence a living process for people with Diabetes Mellitus. Twenty-six people participated in this study in a Basic Public Health Care Clinic in Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. The data was collected through theresponses of semi-structured interviews and quotes from people in the living group.