Assistência de enfermagem a pacientes submetidos a hemodiálise artério-venosa de fluxo baixo espontâneo com membrana e cuprofane (H.D.A.V.C.)

; (), 1988
Publication year: 1988

A HDAVC pode ser usada como método dialítico em pacientes com insuficiência renal aguda associada a choque séptico. Sua principal finalidade é o controle bioquímico e hídrico do paciente, além da manutençäo das condiçöes hemodinâmicas.Através de uma artéria cateterizada, o fluxo sangüíneo percorre o trajeto do sistema impulsisonado pela própria pressäo arterial do paciente e pela força da gravidade, dispensando o uso de bombas de sangue. Utilizamos de uma linha arterial e outra venosa para hemodiálise, encurtadas, um capilar de 1 m**2 com membrana de cuprofane posicionado em nível inferior ao do paciente e um sistema coletor de diurese fechado para conter o ultrafiltrado. A heparinizaçäo é feita na linha arterial com infusäo contínua por bomba de infusäo de 60 a 100 U/Kg a cada 4 horas.

As soluçöes utilizadas para constituir o banho dialítico podem ser:

soluçäo de peritofundin 1,5%, ringer lactado, ringer simples e manitol a 20%, utilizados em combinaçäo, conforme indicaçäo médica. Elas fluiräo em direçäo contra corrente ao fluxo sangüíneo.

As complicaçöes observadas foram:

hiperglicemia, hemorragia, acidose metabólica e coagulaçäo do sistema. Este método requer por parte da enfermeira uma assistência planejada e sistematizada através do conhecimento técnico, fisiopatológico e laboratorial. A equipe deve avaliar continuamente os dados clínicos referentes a parâmetros vitais, balanço hídrico e exame laboratorial. Achamos de grande importância a elaboraçäo deste relato a fim de divulgar o método, assistência de enfermagem proposta e satisfaçäo da classe, enquanto aprimoramento técnico e científico