Análise da avaliação atitudinal na formação do profissional de nível médio em enfermagem
Analysis of attitudinal assessment in the education of mid-level nursing professionals

Rev. eletrônica enferm; 18 (), 2016
Publication year: 2016

Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objetivo foi analisar como se têm realizado o ensino e a avaliação dos conteúdos atitudinais na formação de profissionais de enfermagem de nível médio. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e de duas sessões de grupo focal com os professores participantes. As sessões foram gravadas, transcritas e analisadas por meio de análise de conteúdo temática.

Foi possível identificar dois temas principais:

A avaliação no processo de ensino-aprendizagem do técnico em enfermagem e O ensino e a avaliação de conteúdos atitudinais na formação do técnico de enfermagem. Concluiu-se que a avaliação atitudinal é realizada de modo assistemático, embora se conceba a avaliação atitudinal como processual. Apesar de o estabelecimento em estudo contar com corpo docente com conhecimentos de outras abordagens de ensino e de avaliação, não há superação da lógica disciplinar, da separação teórico-prática e avaliação somativa.
This is a qualitative study with the objective to analyze how the teaching and assessment of attitudinal contents in the education of mid-level nursing professionals have been carried out. Data were collected through documentary analysis and two focus group sessions with the participating teachers. The sessions were recorded, transcribed and analyzed by means of thematic content analysis.

Two main themes were identified:

assessment in the teaching-learning process of nursing technicians and teaching and assessment of attitudinal contents in the education of nursing technicians. In conclusion, attitudinal assessment is performed unsystematically, despite being considered a procedural method. Although the institution under study relies on a faculty with knowledge of other teaching and assessment approaches, there is no overcoming the disciplinary logic, theory-practice separation and summative assessment