Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 21 (1), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
O estudo objetivou identificar os conflitos interpessoais entre idosas institucionalizadas, na perspectiva da equipe de enfermagem e descrever as estratégias adotadas pela equipe de enfermagem nas situações de conflito. Métodos:
Estudo qualitativo e descritivo, realizado nos meses de março a julho de 2015, com 15 profissionais de enfermagem de uma Instituição de Longa Permanência, na região Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados:
Identificou-se situações de conflitos entre as idosas em relação a valorização do outro e disputas pelos objetos pessoais e espaços físicos. As estratégias adotadas pela equipe de enfermagem dividiram-se em condutas regidas pelo diálogo ou embasadas na autoridade e caráter punitivo. Conclusão:
A compreensão da dinâmica e origens dos diferentes conflitos interpessoais entre idosas poderá potencializar intervenções da equipe de enfermagem, com esse público pela redução dos conflitos em número e intensidade.