Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 21 (1), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
Identificar como a organização do trabalho da enfermagem exerce influência sobre a produção de subjetividade da enfermeira e as configurações do desejo relacionadas ao Processo de Enfermagem no contexto profissional. Métodos:
Pesquisa qualitativa, realizada em dois hospitais universitários públicos, diferenciados pela implementação e não implantação do Processo de Enfermagem, da qual participaram 12 enfermeiras. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados:
A organização institucional e o posicionamento da gestão são fatores que mediam a produção de subjetividade das enfermeiras, influenciando seu desejo relacionado à implementação do Processo de Enfermagem. Conclusão:
A implementação do Processo de Enfermagem confere às enfermeiras maior satisfação pessoal e profissional e direciona a organização do trabalho segundo suas atribuições específicas. Os achados do estudo possibilitam a proposição de melhorias e transformações nos contextos assistenciais por apresentar um desvelar múltiplo das construções subjetivas de enfermeiras em relação ao Processo de Enfermagem.