Atividades extensionistas, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável: experiência de um grupo de pesquisa em enfermagem

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 21 (1), 2017
Publication year: 2017

Introdução:

A extensão universitária é uma forma de interação entre a universidade e a comunidade, e, a partir dela, é possível desenvolver atividades de promoção da saúde, a exemplo do desenvolvimento sustentável de comunidades vulneráveis.

Objetivo:

Relatar a experiência de um grupo de pesquisa no desenvolvimento de atividades de extensão em enfermagem para a promoção da saúde e desenvolvimento sustentável de comunidades quilombolas.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca das atividades de extensão realizadas por um grupo de pesquisa em enfermagem nas comunidades de Praia Grande, Moreré e Monte Alegre, no estado da Bahia. Os participantes foram indivíduos na faixa etária de 12 a 25 anos, de ambos os sexos.

Conclusões:

Dentre os principais resultados, destacam-se o desenvolvimento sustentável das comunidades e a troca de saberes entre estas e os estudantes de graduação participantes.