Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 21 (2), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
Descrever os riscos e a vulnerabilidade dos pacientes e as intervenções oriundas do trabalho do enfermeiro junto ao paciente com bexiga neurogênica usuário do cateterismo urinário intermitente. Métodos:
Estudo realizado no Centro de Reabilitação de um hospital universitário do interior do estado de São Paulo em duas fases. Fase 1:
estudo descritivo com pacientes usuários de cateterismo urinário intermitente, entre novembro de 2011 a fevereiro de 2013. Fase 2, estudo de caso, com implementações de intervenções de enfermagem com estes pacientes. Resultados:
A fase 1 consistiu na coleta de dados de 168 pacientes. Na fase 2, foram inseridas no serviço as seguintes práticas: capacitação de equipe, grupos educativos com pacientes, distribuição de diários miccionais, auxílio na obtenção de materiais, treino simulado e telenfermagem. Conclusão:
As intervenções implementadas são atividades promissoras para alcançar um impacto positivo no tratamento desses pacientes, oferecendo qualidade e segurança aos cuidados de enfermagem.