Qual é a tônica da política de drogas brasileira: ressocialização ou internamento?

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 21 (3), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

Analisar os discursos de gestoras públicas, nos âmbitos municipal e estadual do Município de São Paulo - Brasil e de serviços comunitários que atendem usuários dependentes de drogas com transtornos mentais, para confrontá-los com as atuais políticas públicas do Ministério da Saúde brasileiro e verificar se as mesmas avançaram ou retrocederam.

Métodos:

Pesquisa transversal, interpretativa e de natureza qualitativa, realizada com quatro gestores públicos e de serviços comunitários que atendem usuários de drogas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas.

Resultados:

Os discursos sinalizaram que apesar dos gestores de saúde participantes indicarem qual direção deveria seguir o cuidado aos usuários de drogas, sob alguns aspectos, as políticas públicas retrocederam nos últimos seis anos.

Conclusão:

A Política avançou com a estruturação da rede de atenção psicossocial e articulação com a Rede única de assistência social, entre outras, mas retrocedeu quando introduziu as comunidades terapêuticas na Rede de saúde e promoveu as internações com financiamento público.