Protocolo para prevenção de úlcera por pressão

Rev. RENE; 18 (2), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar as evidências científicas nacionais e internacionais para estabelecer recomendações na elaboração de protocolo de enfermagem para prevenção de úlcera por pressão.

Métodos:

revisão integrativa com busca nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF, com descritores “úlcera por pressão”, “protocolo” e “prevenção secundária”, com amostra final de 21 artigos científicos.

Resultados:

amostra categorizada em dois temas: “Protocolos” que recomenda especificidades sociodemográficas e clínicas com adoção de instrumento e escalas para dimensionar as lesões de pele e úlcera por pressão, além de intervenções de enfermagem; e “Estratégias de implementação do protocolo” que valoriza liderança dos enfermeiros, apoio da gestão, educação permanente, previsão e provisão de recursos humanos e materiais como fundamentais para a implantação.

Conclusão:

na elaboração de protocolo de prevenção de úlcera por pressão recomenda-se incluir aspectos clínicos e terapêuticos dos pacientes, assim como recursos materiais e humanos para a sua implantação.