Satisfação de usuárias de anticoncepcionais injetáveis combinados e exclusivos de progestágeno e fatores associados

Rev Rene (Online); 18 (3), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

conhecer a satisfação de usuárias de anticoncepcionais injetáveis com os métodos; identificar efeitos colaterais relacionados ao uso e verificar associação entre satisfação e variáveis sociodemográficas, especificações dos injetáveis e efeitos colaterais.

Métodos:

estudo transversal com 52 usuárias de anticoncepcionais injetáveis, realizado através de um formulário.

Resultados:

40 (76,9%) usuárias relataram estar satisfeitas com o injetável e 12 (23,1%) insatisfeitas. Tipo de anticoncepcional injetável e continuidade de uso apresentaram associação com a satisfação das usuárias (p=0,042 e p<0,001 respectivamente); os efeitos colaterais mais citados foram ganho de peso (32,6%), amenorreia (30,7%), cefaleia (28,8%), hipomenorreia (25,0%), náusea (25,0%) e hipermenorreia (15,3%). Não houve associação entre satisfação e variáveis sociodemográficas e efeitos colaterais, entretanto, as usuárias que apresentaram ganho de peso, amenorreia, cefaleia, náuseas e hipermenorreia eram mais insatisfeitas.

Conclusão:

a satisfação da usuária com o anticoncepcional injetável varia com o tipo do método e influencia positivamente a continuidade de uso. (AU)