Pré-fragilidade em idosos e a habilitação para direção de veículos automotores

Rev Rene (Online); 18 (4), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

investigar a associação entre a condição de pré-fragilidade física e os resultados finais da habilitação de idosos para dirigir veículos automotores.

Métodos:

estudo transversal realizado com 347 idosos submetidos aos exames de habilitação. Aplicou-se questionário estruturado, testes para avaliação da fragilidade física e coletadas informações do resultado da habilitação. Foi realizada análise estatística descritiva e teste não paramétrico.

Resultados:

encontraram-se 163 (47,0%) pré-frágeis, 71 (43,6%) deles possuíam força de preensão manual diminuída, 65 (39,9%) redução do nível de atividade física e 62 (38,0%) velocidade da marcha reduzida. O resultado do exame indicou 115 (70,6%) pré-frágeis aptos com restrição. A pré-fragilidade não se associou aos resultados da habilitação veicular (p=0,744).

Conclusão:

embora a condição de pré-fragilidade tenha se mostrado elevada entre os idosos submetidos ao exame de aptidão física e mental para a habilitação veicular, não houve associação significativa entre essa classificação de fragilidade e o resultado da habilitação veicular. (AU)