Adolescente com Vírus da Imunodeficiência Humana – compreendendo crenças e valores da família

Rev Rene (Online); 18 (4), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

compreender como crenças e valores das famílias de adolescentes soropositivos para Vírus da Imunodeficiência Humana influenciam na dinâmica familiar.

Métodos:

pesquisa qualitativa realizada com sete familiares de adolescentes com Vírus da Imunodeficiência Humana, desenvolvido num hospital de referência em doenças infecciosas. Utilizou-se entrevista semiestruturada para a coleta de informações. Aplicaram-se os pressupostos da pesquisa qualitativa e o protocolo Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research para organização e análise.

Resultados:

os familiares informaram que os adolescentes não se percebem suscetíveis à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana; consideraram a aids uma doença grave e rodeada de discriminação e preconceitos; identificam como benefícios as orientações sobre saúde e o apoio familiar; já as barreiras foram: dificuldade de adesão ao tratamento, gravidez na adolescência, “desobediência” e convivência familiar desarmonizada.

Conclusão:

crenças e valores interferem na forma de pensar, agir e cuidar do adolescente soropositivo para o Vírus da Imunodeficiência Humana. (AU)