Permanência de alunos na modalidade a distância: desafio na formação de gestores em saúde
Student permanence in distance education: a challenge in health managers’ training
Permanencia de alumnos en la modalidad a distancia: reto en la formación de gestores en salud

Cogit. Enferm. (Online); 22 (2), 2017
Publication year: 2017

Estudo de caso com abordagem qualitativa, que buscou analisar a permanência de alunos em um curso de especialização de Gestão em Saúde na modalidade a distância, em uma Instituição de Ensino Superior. Participaram 59 alunos, vinculados a polos de apoio presencial em Minas Gerais e São Paulo, que responderam a entrevista semiestruturada e um questionário on-line, em agosto de 2014. Utilizou-se a Análise de Conteúdo Temático-Categorial e estatística descritiva simples. Como referencial teórico, utilizou-se o Modelo final para análise da permanência de alunos em cursos na modalidade a distância. Verificou-se que apoio familiar, trabalho, interação com a tutoria e habilidade com os recursos tecnológicos favoreceram a permanência. Uma estrutura acadêmica adequada, associada à credibilidade da instituição proponente e o compromisso do aluno, catalisaram a permanência. Conclui-se que a formação de gestores em saúde, por meio da modalidade a distância, exige considerar os múltiplos fatores que influenciam a permanência (AU).
Case study with a qualitative approach, aiming to analyze students’ permanence in a specialization course in Health Management in the distance education modality, offered at a higher education institution. The participants were 59 students affiliated with in-class support hubs in Minas Gerais and São Paulo, who answered the semistructured interview and an online questionnaire in August 2014. Thematic-Categorical Content Analysis and simple descriptive statistics were used. As the theoretical framework, the final model to analyze students’ permanence in distance education courses was used. It was verified that family support, work, interaction with the tutor and technological skills favored the permanence. An appropriate academic structure, associated with the credibility of the proponent institution and the student’s commitment catalyzed the permanence. It is concluded that health managers’ training in distance education requires that the multiple factors that influence this permanence be taken into account (AU).
Estudo de caso com abordagem qualitativa, que buscou analisar a permanência de alunos em um curso de especialização de Gestão em Saúde na modalidade a distância, em uma Instituição de Ensino Superior. Participaram 59 alunos, vinculados a polos de apoio presencial em Minas Gerais e São Paulo, que responderam a entrevista semiestruturada e um questionário on-line, em agosto de 2014. Utilizou-se a Análise de Conteúdo Temático-Categorial e estatística descritiva simples. Como referencial teórico, utilizou- se o Modelo final para análise da permanência de alunos em cursos na modalidade a distância. Verificou-se que apoio familiar, trabalho, interação com a tutoria e habilidade com os recursos tecnológicos favoreceram a permanência. Uma estrutura acadêmica adequada, associada à credibilidade da instituição proponente e o compromisso do aluno, catalisaram a permanência. Conclui-se que a formação de gestores em saúde, por meio da modalidade a distância, exige considerar os múltiplos fatores que influenciam a permanência (AU).